domingo, 6 de dezembro de 2009

PARA QUE SERVE A ARTE NA EDUCAÇÃO?

Este é o titulo de artigo da professora da USP, Ana Mae Barbosa que com propriedade escreve sobre um tema de grande relevância, no entanto, pouco discutido no meio educacional, talvez seja devido a falta de interesse dos próprios educadores em debater sobre um assunto que os mesmos conheçam pouco ou ignoram a sua relevância. Inicialmente Barbosa faz um questionamento provocador. “Em um país onde a arte é pouco divulgada (com exceção da música popular e do cinema) de que forma um cidadão pode desfrutar de seu direito de acesso à cultura?”
Ao longo de seu artigo a professora responde este e outros questionamentos. Ela ainda destaca, dentre outras coisas, o elitismo da arte no Brasil que tem explicação na História, onde quem designa quem é artista em nosso país é o homem branco descendente de europeu.
A mulher, não tem espaço devido a hegemonia do homem. Assim sendo é mais um motivo de exclusão a qual o povo comum, ou seja, a massa é tolhida impiedosamente de apreciar a Arte no Brasil.
“Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se tiver uma produção de alta qualidade e uma compreensão desta produção também de alta qualidade”. Este é o pensamento da professora Barbosa que arremata dizendo: “No Brasil precisamos democratizar a compreensão da Arte e da Cultura”. Talvez este seja um dos principais desafios que o Brasil enfrenta, no campo da Arte, mas nem tudo está perdido, pois recentemente o governo da Bahia trouxe para Salvador obras de Auguste Rodin, que estão a disposição de todos os brasileiros no Palacete das Artes. Observamos na prática com essa atitude o que deseja a professora Barbosa e todos os amantes da Arte: a democratização de um patrimônio que é de todos nós.
É sem dúvida um grande desafio inserir a Arte no meio educacional, tendo em vista a pouca preparação dos professores e, principalmente o descaso de muitos gestores municipais que desconhecem a importância da Arte; talvez isso seja devido a ignorância da maior parte desses que dirigem as cidades brasileiras.
Concluindo, quero considerar mais um pensamento da professora Ana Mae Barbosa “a Arte torna a pessoa mais inteligente”. Fica aqui nosso desejo de que um dia todos tenham acesso a Arte desde a mais tenra idade.
Para nosso regozijo, desfrutemos de algumas obras de Rodin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário