terça-feira, 6 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

O governo federal em parceria com o governo estadual tem realizado na Bahia uma verdadeira revolução no campo. Basta observarmos os vários tipos de incentivos que os pequenos agricultores tem recebido para permanecer no campo. O PRONAF tem melhorado a vida de muitos brasileiros e para vermos a importância dessa política adotada pelo governo LULA e WAGNER observamos trecho de artigo publicado no adital.
O IBGE acabou divulgando só agora, quase ao final de 2009, o resultado do Censo Agropecuário realizado em 2006. O Censo apresenta à sociedade o que os movimentos sociais do campo têm afirmado desde sempre.
A agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros, e assim garante a segurança alimentar de nossa gente. A agricultura familiar produz 87,0% da mandioca, 70,0% do feijão, 46,0% do milho, 38,0% do café, 34,0% do arroz, 58,0% do leite. A agricultura familiar ainda detém 59,0% do plantel de suínos, 50,0% do plantel de aves, 30,0% dos bovinos, e produz 21,0% do trigo. Onde a agricultura familiar tem menor participação é na cultura da soja 16,0%. um retrato da realidade agrária brasileira.
Diante desta rápida análise que precisa ser mais aprofundada, o que se pode dizer com certeza é que a estrutura fundiária brasileira é uma estrutura que precisa ser alterada profundamente se quisermos ter um país mais livre e democrático. Não é sinal de sabedoria manter milhões de pessoas longe dos meios de produção concentrando em poucas mãos a riqueza e os bens que foram destinados pela natureza para todos.
Autor: Antônio Canuto jornalista e secretário da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra. (CPT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário