segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O BBB e suas peculiaridades

Aqui em nosso espaço tenho a preocupação de emitir o meu parecer respeitando a pluralidade entre as pessoas, e isso não é nenhuma virtude e sim nosso dever enquanto cidadãos. Como educador tenho tido a preocupação que, sem dúvida é a de muitos brasileiros, é pensar sobre a influência que a mídia 'grande' vem tendo na atualidade. O que temos observado nos últimos tempos são figuras 'de destaque' dizendo besteiras enquanto são elas mesmas, ou seja, quando não estão na frente das câmaras ou pensam que os microfones estão desligados. Hoje quero convidá-los a pensar sobre um programa que recentemente voltou a ser exibido, o BBB da rede globo. Fico a pensar nos prejuizos que um programa como este pode causar ao povo brasileiro. São três aspectos que quero considerar: a busca desenfreada pelo sucesso, o apego às futilidades e por último o comportamento desvirtuado de seus participantes.


O ser humano tende a querer galgar um espaço que imagina lhe concederá felicidade e, esta certamente estar atrelada ao dinheiro, fama e isto significa sucesso. Quem não consegue ser uma pessoa que se enquadre nesses padrões, provavelmente estará fadada ao fracasso. Por que as pessoas enviam milhares e milhares de vídeos para a televisão citada? Querem ter sucesso e o mesmo só virá mediante a fama e consequentemente o dinheiro que por sua vez lhes trarão a tão desejada felicidade. Ledo engano!


Pensando sobre o segundo aspecto considero ser o mais comum às pessoas, o apego às futilidades. Estamos cercados de coisas insignificantes que fazem mal ao corpo e a alma. Somos consumistas compulsivos de "coisas" que nos adoecem e, parece que quanto mais as consumimos mais nos sentimos "presos" a elas. O que dizer da descartabilidade do outro? O outro se não me interessar devo descartá-lo. Que mal há nisso? É isso que "aprendemos" no BBB.


O que mais tem influenciado a juventude na atualidade é sem dúvida o poder que a mídia exerce. O que é natural em um grande centro também já o é nas cidades pequenas do interior brasileiro. E digo isso com conhecimento de causa. Fatos que nos chocam acontecem diariamente às nossas barbas. O comportamento de rapazes e moças bonitas são dignos de serem imitados, pois, afinal eles estão vivendo intesamente. O Brasil e até outros países os assistem. Se muitos não podem chegar aonde eles chegaram, ao menos posso imitá-los em minha própria realidade. É isso que acontece no recôndito de nossas pequenas e grandes cidades. A rede globo é um câncer para a nossa sociedade.


Por fim gostaria que o querido leitor refletisse sobre a fala do "sapientíssimo" Pedro Bial. Veja o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário